segunda-feira, 25 de março de 2013

A Melhor Idade


  Nos últimos tempos comecei a ouvir a frase que a terceira idade na verdade é a melhor idade. Acho bonito. Chega a ser poético. Imagino Neruda na beira da praia escrevendo poemas sobre o tempo e as ondas do mar. Mas agora, a realidade se aproxima de meus olhos. Começo a ver o peso do tempo nos ombros de meus pais, as rugas em seus rostos, o corpo mais lento, algumas atividades que fazem com menos agilidade... E continuo achando tudo lindo. Envelhecer nos dias de hoje parece ser lindo. Á meus olhos. Porque a realidade mostra um grande percentual da população descontente com o tratamento que vem levando. Mas não devido ás limitações fisicas e/ou psicológicas...
   Ajudar pessoas idosas... belo texto... mas quando perguntei como ajudar pessoas da terceira idade para meus alunos, a grande maioria me disse "AJUDE A ATRAVESSAR A RUA".

   Pára tudo! Ajudar a atravessar a rua? A muito tempo que não vejo um idoso precisar de ajuda para andar. Na verdade, vejo muitos idosos com muito mais disposição para exercícios físicos do que eu mesma! Sim, o peso da idade existe, o corpo já não responde com a mesma agilidade; mas vejo meu pai acordar as 7 da manhã para CORRER na beira da praia quando vem nos visitar. E minha mãe não pára um segundo, sempre arranjando algo pra fazer! Quem precisa de ajuda para atravessar a rua? Não a terceira idade. Não a que eu conheço.

   Esta nova geração da terceira idade é bem disposta, quer viver bem, quer qualidade de vida, quer apoio e respeito. Assim é que podemos ajudar. Ninguém precisa ter dó não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário